Pular para o conteúdo principal

Juros Simples no Excel - Cálculo de Prestação

Pessoal

Dos posts já publicados, alguns tiveram bem mais visualizações do que outros, obviamente. E para informar melhor sobre os assuntos mais acessados, hoje vou postar alguns exemplos relacionados a cálculos de juros simples e compostos.

Vamos começar com os juros simples.

Imaginemos um cenário onde uma pessoa toma emprestado uma quantia de R$ 10000,00, tendo combinado com o dono do capital a remuneração de 1% ao mês e um prazo de pagamento de 12 meses.

Uma forma de se obter o valor a pagar mensalmente se dá pela seguinte fórmula:


onde:

P=Prestação Mensal - é o que buscamos.
C=Capital Emprestado
i=Juros em formato decimal
n=Número de Prestação - neste caso número de meses

No nosso exemplo, teremos o cálculo aplicado abaixo:


Aplicando isso no Excel temos:


A fórmula aplicada na célula C9 é: =(C4*(1+(C6*C5)))/C6.

Os juros simples são como a própria definição já diz, simples, portanto não são complicadas as formas de se calcular as suas variáveis.

No nosso cálculo a gente buscou o valor da prestação(P) tendo o período(n), o capital(C) e o juro(i) mensal.

Podemos obter o valor de n(períodos) se tivermos as demais variáveis como o capital(C), juro(i) e prestação(P), bem como calcular o capital se tivermos o período(n), prestação(P) e juro(i) e finalmente o juro(i) se tivermos o capital(C), o n(períodos) e a prestação(P).

No próximo post vou inserir como calcular as demais variantes dessa operação invertendo as variáveis utilizada para fixar bem o conceito.

Até mais.; )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocando pontos por barra - Datas

Olá.. Este post vem atender algumas pessoas que no seu dia a dia precisam utilizar algumas técnicas para trocar pontos por barras em campos de relatórios excel que são importados de sistemas como SAP, Oracle ou similares. Muitas vezes temos relatórios que tem mais de 100 mil registros e o campo vem assim "10.01.2011". Temos como fazer a famosa técnica do CTRL + L, localizando estes registros e substituindo por "/". Porém pode ser que por algum motivo ou outro não dê certo, então aqui vai uma alternativa. Vamos por partes: Para capturar o dia vamos usar uma função do excel que extrai os N caracteres da esquerda de uma célula. como os caracteres referentes ao dia, são os dois primeiros da esquerda, vamos ao exemplo: Para capturar o mês, temos duas alternativas. Como o mês fica no meio da sequência de caracteres não podemos nem usar a função esquerda nem usar a função direita de maneira isolada. Podemos então utilizar as duas funções da seguinte maneira: Na primeira op...

Limpar área de transferência

No desenvolvimento de macros que geralmente precisamos limpar a área de transferência para que não apareça uma chata mensagem de que "Você deseja manter os dados da área de transferência?", penei por um bom tempo para encontrar um código que não precisasse clicar em nenhum botão para seguir com a rotina. Então encontrei este pequeno fragmento que ajudou em muito. Vamos a ele: Application.CutCopyMode = False Basta inserí-lo no seu código que não aparecerá mais a inconveniente janela para ficar clicando.

Convertendo Juro Anual em Mensal e Diário

Olá Na faculdade, no trabalho, no dia a dia, quando vamos pagar contas, ou mesmo só para conhecimento é muito importante saber o que significa um juro quando o convertemos para um período diferente do que os vemos quando anunciado em uma promoção, empréstimo, financiamento ou mesmo em uma compra a prazo em uma loja qualquer. Vamos ver abaixo como fazer esta conversão no excel. Como podemos ver existe a taxa a ser convertida, que no caso é de 216% como taxa anual. Já no exemplo abaixo, existe a conversão para uma taxa diária. Usamos a mesma taxa anual e a convertemos para dia, usando 365 dias para 1 ano. Foi apenas aplicada uma fórmula padrão para conversão de juro composto, que é (((1+i)1/n)-1) para converter para um período menor (ano para mês ou dia) e (((1+i)n/1)-1) para converter para um período maior (dia ou mês para ano ou períodos maiores). Onde i é a taxa de juros, o n é o período.