Pular para o conteúdo principal

Inserindo Campo Calculado em Tabela Dinâmica

Olá

As vezes quando fazemos uma tabela dinâmica com os dados que temos em uma planilha do excel, temos duas colunas de dados, uma com quantidades, e outra com valores de cada item, mas não temos um totalizador, ou seja, uma coluna que multiplica as quantidades pelo valor, como em uma tabela de vendas por exemplo. Poucas pessoas tem o conhecimento dessa funcionalidade, mas existe uma maneira de se criar um "campo virtual" na tabela dinâmica consolidando este total.
No exemplo que usaremos, existem três colunas de dados, uma com a descrição dos itens vendidos, a outra com a quantidade destes itens, e outra com o valor de cada uma destas unidades.

Então vamos lá, fazendo a tabela dinâmica desde o primeiro passo:


1 - O primeiro passo então é ir na guia inserir, clicar no botão tabela dinâmica. Lembrando que os dados que desejamos consolidar devem estar selecionados para serem utilizados neste formato.
2 - Após isso, abrirá uma janela para sua confirmação, é a confirmação dos dados que você selecionou, basta dar um OK para ir ao próximo passo;



3 -Após essa janela, virá uma outra solicitando que você escolha em qual Sheet(plan) você deseja que a tabela seja montada, no nosso exemplo pode selecionar a mesma sheet e dar um OK.


4 - O quarto passo será escolher o formato em que serão mostradas as informações, no nosso exemplo necessitamos que tenha a primeira coluna com as descrições dos nossos produtos, mostrando a quantidade vendida de cada um destes itens, ao lado o valor de venda de cada uma destas unidades.


5 - O próximo passo é mudar a maneira como os totalizadores aparecem, pois por padrão em algumas versões do excel o valor vem como um totalizador de itens, ou a quantidade que eles aparecem em nossa planilha. No nosso caso queremos que venha a soma, que é o correto na nossa análise.


6 - No próximo passo iremos ajustar a descrição do campo, indo na caixa "Nome personalizado", selecione o nome que deseja, que no nosso caso será "Vendidas", que mostrará a soma das unidades vendidas da nossa tabela de dados. No campo "Resumir Valores por" desta janela que aparece devemos selecionar na caixa de seleção o item "soma", que é o que nos interessa, mostrar pela soma.


7 - O outro passo é adicionar nessa tabela os preços unitários, da mesma maneira como foi feito o anterior.


8 - o resultado na tabela dinâmica deverá ser igual ao print a seguir:


9 - Agora vamos, enfim ao campo calculado nesta tabela dinâmica, clique na tabela dinâmica, vá na guia opções, clique no botão cálculos, grupo Campos, Itens e Conjuntos e enfim na opção Campo Calculado(excel 2010).


Para o excel 2007 essa sequência é um pouco só diferente, como no print abaixo


10 - Voltando ao excel 2010 - Aparecerá então a janela a seguir, onde você deve colocar um
nome para o campo, que no nosso caso será "Total", e para compor a fórmula basta selecionar
cada um dos campos disponíveis na caixa que aparece abaixo do nome do campo e colocar o
operados matemático que deseja, que no nosso caso é "*", pois multiplicaremos a quantidade
pelo valor de venda.


10 - Após concluída esta etapa, a tabela dinâmica deverá ficar como no print abaixo:


11 - Agora basta arrumar a maneira que a informação será mostrada. que segue
os mesmos moldes da configuração dos dois itens mostrados acima:




Finalmente temos o resultado deste campo calculado abaixo:


Cabe um comentário sobre essa funcionalidade, note que a
última linha da tabela dinâmica mostra um resultado(16.008,50)
que não confere com o que deveria ser(3.435,00). Trata-se de um bug, que quando tivermos
alguma correção informaremos aqui.

Espero que tenham gostado. Até mais..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocando pontos por barra - Datas

Olá.. Este post vem atender algumas pessoas que no seu dia a dia precisam utilizar algumas técnicas para trocar pontos por barras em campos de relatórios excel que são importados de sistemas como SAP, Oracle ou similares. Muitas vezes temos relatórios que tem mais de 100 mil registros e o campo vem assim "10.01.2011". Temos como fazer a famosa técnica do CTRL + L, localizando estes registros e substituindo por "/". Porém pode ser que por algum motivo ou outro não dê certo, então aqui vai uma alternativa. Vamos por partes: Para capturar o dia vamos usar uma função do excel que extrai os N caracteres da esquerda de uma célula. como os caracteres referentes ao dia, são os dois primeiros da esquerda, vamos ao exemplo: Para capturar o mês, temos duas alternativas. Como o mês fica no meio da sequência de caracteres não podemos nem usar a função esquerda nem usar a função direita de maneira isolada. Podemos então utilizar as duas funções da seguinte maneira: Na primeira op...

Limpar área de transferência

No desenvolvimento de macros que geralmente precisamos limpar a área de transferência para que não apareça uma chata mensagem de que "Você deseja manter os dados da área de transferência?", penei por um bom tempo para encontrar um código que não precisasse clicar em nenhum botão para seguir com a rotina. Então encontrei este pequeno fragmento que ajudou em muito. Vamos a ele: Application.CutCopyMode = False Basta inserí-lo no seu código que não aparecerá mais a inconveniente janela para ficar clicando.

Convertendo Juro Anual em Mensal e Diário

Olá Na faculdade, no trabalho, no dia a dia, quando vamos pagar contas, ou mesmo só para conhecimento é muito importante saber o que significa um juro quando o convertemos para um período diferente do que os vemos quando anunciado em uma promoção, empréstimo, financiamento ou mesmo em uma compra a prazo em uma loja qualquer. Vamos ver abaixo como fazer esta conversão no excel. Como podemos ver existe a taxa a ser convertida, que no caso é de 216% como taxa anual. Já no exemplo abaixo, existe a conversão para uma taxa diária. Usamos a mesma taxa anual e a convertemos para dia, usando 365 dias para 1 ano. Foi apenas aplicada uma fórmula padrão para conversão de juro composto, que é (((1+i)1/n)-1) para converter para um período menor (ano para mês ou dia) e (((1+i)n/1)-1) para converter para um período maior (dia ou mês para ano ou períodos maiores). Onde i é a taxa de juros, o n é o período.